4 Tipos de Nebulização para sinusite

A sinusite é uma doença inflamatória dos seios nasais, a qual pode ser aguda ou crônica. Ao adquirir essa condição, o paciente pode necessitar de tratamento com nebulização. Confira aqui neste artigo quais os 4 tipos de Nebulização para sinusite.

Nebulização para sinusite

Durante a nebulização, o paciente deve estar sentado e na vertical, deve respirar a uma velocidade normal e não deve falar.

Antes de um paciente começar a usar um nebulizador regularmente em casa, um primeiro tratamento deve ser realizado sob a supervisão de uma enfermeira ou similar.

Anteriormente, a solução a ser nebulizada deve ser preparada alguns momentos antes de iniciar o tratamento e de acordo com as orientações médicas. O paciente deve saber a dose exata do medicamento de que precisa.

Como funciona o nebulizador e quais os cuidados?

Os nebulizadores são encontrados em loja de equipamentos médicos, e podem ser classificados de acordo com o tipo de compressor usado para gerar as partículas que precisam ser inaladas.

Os sistemas de nebulização são compostos de uma câmara de nebulização onde o líquido a ser pulverizado é introduzido e o aerossol é gerado, e uma fonte de energia necessária para operar o nebulizador.

Um dos riscos associados ao uso de nebulizadores é o de infecção pulmonar, portanto o reservatório deve ser limpo sempre que for usado.

No final de uma nebulização, todas as partes do sistema devem ser desmontadas para lavá-las com água quente e sabão. Posteriormente, eles devem ser clarificados, secos e armazenados em local seco.

Em equipamentos padrão, é aconselhável trocar os tubos, máscaras e bicos a cada três a seis meses, embora haja equipamentos mais duráveis.

Tipos de nebulizadores para sinusite

Nebulizador compressor ou jato

É o nebulizador mais solicitado em loja de equipamentos médicos, bem como o mais difundido em todo o mundo.

Seu tamanho é geralmente variável, existem grandes e muito pequenos. Embora sejam muito eficazes, alguns tendem a produzir algum ruído, o que pode perturbar o paciente durante o uso.

As versões mais modernas deste tipo de nebulizador não fazem barulho.

Como fonte de energia, eles usam um compressor de ar mecânico ou um gás comprimido (ar ou oxigênio).

Partículas grandes impactam com telas, uma ou várias, estrategicamente colocadas e voltam correndo para a câmara de nebulização, enquanto partículas menores são levadas ao paciente.

Quanto maior o fluxo, no qual o aerossol foi gerado, menor o tempo de nebulização e o tamanho das partículas, maior o depósito pulmonar.

O nebulizador compressor elétrico, capaz de aspirar o ar ambiente, é a forma usual de uso doméstico.

Nebulizador portátil

O nebulizador portátil reúne vários tipos de nebulizadores, mas, em geral, é um tipo de nebulizador de tamanho pequeno.

O nebulizador portátil é geralmente para uso ambulatorial ou doméstico.

Sua principal característica é pode ser movido sem dificuldade. Eles possuem uma bateria e podem ser conectados à rede elétrica.

O objetivo é dar autonomia gratuita ao paciente que precisa de um nebulizador para o seu dia a dia.

O usuário pode ter um em sua casa, ou onde ele precisa, se ele vai fazer uma viagem ou ficar muitas horas fora de casa.

Nebulizador ultrassônico

Sua operação é baseada no efeito piezoelétrico :

Uma corrente elétrica de alta frequência é aplicada a um cristal de quartzo , o que resulta em uma vibração transmitida a um meio líquido e transmitida à substância a ser nebulizada, produzindo um efeito de vapor ou névoa.

Uma vez produzido, o aerossol é transportado por um fluxo de oxigênio ou ar em direção ao paciente.

Eles podem ser usados ​​para nebulização de salbutamol, mas não para corticosteroides ou antibióticos.

Atualmente, estes são os mais modernos do mercado. Seu tamanho é compacto, a maioria deles são nebulizadores portáteis.

Nebulizadores de malha

Nestes dispositivos, o aerossol é gerado passando o líquido através de uma malha.

Existem dois tipos: malha estática e malha vibratória.

No primeiro, malha estática, o dispositivo aplica uma pressão no líquido a ser nebulizado, para que ele passe pelos orifícios da malha.

No segundo, Malha vibratória, o líquido passa através da malha graças à sua vibração.

Eles são indicados em pacientes que requerem tratamento prolongado (mais de 6 meses), especialmente com antibióticos inalados.

Os nebulizadores raramente são indicados, tanto para tratamento crônico quanto em episódios agudos de asma.

Atualmente, sua indicação é recomendada em casos graves ou naqueles pacientes em que outros dispositivos não podem ser utilizados.

Sempre que possível, é recomendado para todas as idades usar inaladores de câmera na frente, devido ao seu maior conforto, eficácia, maior deposição pulmonar, menor tempo de permanência na sala de emergência e menor custo e risco de efeitos colaterais em crianças (taquicardia, tremores, etc.).

Converse com o seu médico para saber qual o melhor equipamento de acordo com a sua condição de saúde. 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.