Como gerenciar as contas de sua pequena empresa

Abrir uma empresa é um capítulo novo e empolgante na vida, mas o primeiro e mais importante passo é acertar o básico.

Acertar desde o início define o tom para qualquer empresa, o que significa que os ganhos podem ser muito maiores e levar ao sucesso.

O primeiro lugar para começar a colocar as coisas em prática é a área financeira. Se os números de uma empresa não forem gerenciados adequadamente, isso pode causar uma série de problemas.

Você realmente não precisa ser um gênio da matemática para preparar e gerenciar com sucesso suas contas de uma pequena empresa; tudo que você precisa é um conhecimento básico de contabilidade e finanças.

Escrituração

Leva tempo para fazer isso da maneira certa, mas se for feito corretamente, sua empresa estará em uma ótima posição.

Sempre há uma escolha, então a contabilidade pode ser feita manualmente ou usando um software de contabilidade em nuvem.

Várias tarefas como lidar com faturas, registrar despesas, monitorar despesas e pagar funcionários podem consumir muito tempo.

Se você não tem tempo para fazer tudo sozinho, pode contratar alguém para fazer isso por você.

Clique aqui e descubra como tirar a segunda via do cpf na internet.

Contas anuais

O desempenho financeiro anual do seu negócio deve ser apresentado em um registro formal e em um formato prescrito – isso inclui vendas, custos, ativos (itens como estoque, maquinário ou equipamento) e valores devidos.

A data de vencimento para o envio de contas depende se você opera como um único comerciante ou uma sociedade limitada.

Você pode escolher quando seu ano contábil deve terminar, mas como o lucro tributável para empreendedores têm datas base de vencimento estabelecidas, fique atento a elas. Tenha um ano contabilístico que esteja alinhado aos prazos estabelecidos pela União.

Taxas de imposto de renda

O imposto de renda é um valor anual cobrado pelo governo federal  a pessoas e empresas. Esse valor é pago de acordo com rendimentos declarados. No casos de empresas, o IRPJ (imposto de renda sobre pessoas Jurídicas), esse valor varia de acordo com o porte do negócio e a atividade desenvolvida.

A alíquota do IRPJ é de 15% sobre o lucro apurado, com adicional de 10% sobre a parcela do lucro que exceder R$ 20.000,00 por mês.

Se você é um Micro Empreendedor Individual, o valor taxado é 5% do salário mínimo mais 1,00 de ICMS (imposto sobre circulação de mercadoria e serviços) para o estado, o valor desse imposto acontece dia 20 de cada mês.

Qual o próximo passo?

Com todas as informações acima, provavelmente já está claro qual curso de ação é mais adequado para você quando se trata de escrituração contábil e contabilidade básica – você tem a opção de administrar você mesmo ou apenas terceirizar para um especialista.

‘À medida que os lucros aumentam, é inteligente ter controle e visibilidade absolutos do seu negócio, garantindo que ele seja configurado de maneira eficiente em termos de impostos e que você possa tomar decisões de gestão sólidas com base em números precisos e oportunos’

Não importa o que você escolha fazer, você deve ter como objetivo decidir o mais rápido possível e seguir sua decisão. O que você deve evitar é gastar horas tentando fazer por conta própria e, em seguida, desistir e entregá-lo a alguém que possa fazer melhor.

O início de um negócio exige tempo e dedicação, é uma administração inevitável na forma de contabilidade e impostos.

Pode não ser tão fácil, mas essas coisas são cruciais, tanto para mantê-lo seguro e em conformidade aos olhos do fiscal quanto para fornecer informações valiosas sobre as quais administra seus negócios.

Tudo isso é necessário para que você se certifique que seu dinheiro está sendo administrado de maneira eficiente em termos de impostos e para você tomar decisões de gestão sólidas com base em números precisos.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.