Como se tornar um fotógrafo de excelência em 5 passos!

Para se tornar referência no mercado de fotografia, além da experiência, é necessário ser apaixonado por fotografias, por momentos e por histórias, independente do segmento escolhido para atuar. 

Todo fotógrafo retrata em suas fotos uma determinada expressão ou um determinado fato, mesmo que seja fotografando um grupo de pessoas ou uma paisagem urbana, por exemplo. O mesmo acontece na fotografia gastronômica, que busca passar a sensação do sabor daquele prato através do seu olhar para a foto. 

Por isso, se você quer se tornar um fotógrafo reconhecido no mercado? Veja a seguir! 

Conheça os passos para que você se torne um fotógrafo reconhecido no mercado 

Apesar de não existir uma fórmula especial para ser um sucesso como fotógrafo ou em qualquer outra profissão, é muito importante que você seja apaixonado pelo que faz! E para isso, às vezes é necessário colocar toda a técnica de lado, e olhar apenas com o coração. 

Veja o que você quer retratar naquela foto

Em um retrato profissional, muitos fotógrafos estão sempre atentos aos recursos oferecidos pela sua câmera, alterando suas configurações, buscando uma performance melhor! No entanto, apesar dos recursos técnicos terem um peso considerável. 

É necessário olhar através disso, e buscar o que está motivando aquela foto, o que está por trás da sua câmera. Antes de agendar um ensaio ou sair para fotografar, responda algumas perguntas antes, como: 

  • Que hora do dia é?
  • Quão forte é a luz?
  • Está ensolarado ou nublado?
  • De que direção vem a luz?
  • Onde estão as fontes de luz artificial e que cores elas emitem?

Mas por que essas perguntas são relevantes? Pois é a partir delas que você vai começar a guiar o seu trabalho focado no objeto da sua foto e não apenas nos recursos oferecidos. 

Dependendo do tipo de trabalho, uma luz natural em um determinado horário do dia, pode resultar em uma luminosidade muito melhor para foto, por exemplo. 

Conheça as configurações da sua câmera

Cada imagem existe na confluência de meia dúzia (ou mais!) configurações de câmera, incluindo:

  • Abertura;
  • Velocidade do obturador;
  • Modos de disparo;
  • Modos de foco automático;
  • Modos de medição;
  • Modos de balanço de branco.

Dessa forma, é necessário que você saiba o que significa cada uma dessas configurações e principalmente, como ajustá-las. No começo, você não precisa saber literalmente tudo sobre cada configuração, mas deve entender como elas afetarão suas fotos e quais configurações funcionam bem em determinados cenários. 

Ao iniciar um trabalho, você terá a possibilidade de utilizar os principais recursos, ajustando a nitidez, a profundidade do campo, do brilho e demais configurações necessários. E com isso, conseguirá a foto que você tanto procura. 

Dica rápida para avançar com as configurações:

Tire sua câmera do modo Automático e experimente com Prioridade do obturador, Prioridade de abertura ou modo Manual. 

A prioridade de abertura geralmente é um bom ponto de partida, pois permite controlar as variáveis ​​de exposição enquanto permite que a câmera faça o trabalho pesado. Mas se você estiver ansioso para realmente entender a exposição, tente alternar para o modo Manual imediatamente.

Composição das suas fotos

Agora que você se familiarizou com as principais configurações da câmera, é hora de entrar na parte um pouco mais artística de se tornar um grande fotógrafo, a composição é o primeiro passo.

Os fotógrafos iniciantes ao chegar em um local para fotografar, não analisam todo o cenário, apenas observam rapidamente, encontram o local e iniciam suas fotos. No entanto, aqueles que estão a mais tempo no mercado, analisam cuidadosamente tudo que o cenário pode oferecer, e então tomará a decisão do que será incluso no quadro.

Então, quando se deparar com uma foto interessante, respire. Pense em diferentes variáveis ​​de composição, como: 

  • Onde você deve ficar? 
  • Onde você deve colocar seu assunto principal? 
  • Você deve adicionar outros elementos para uma composição mais complexa?

Lembre-se sempre que a diferença entre um instantâneo e uma obra de arte é o pensamento e o planejamento . Na verdade, a diferença entre uma imagem que impacta e uma imagem de boa qualidade é a composição mais adequada para aquela foto. 

Use e abuse das cores

A cor, ou a falta de cor, é um elemento muito importante da fotografia. Se você aprender a usá-lo a seu favor, suas fotos serão instantaneamente elevadas. Mas como você desenvolve sua “visão” de cores?

Comece olhando para uma roda de cores. Estude como as cores funcionam juntas e questione-se:

  • Quais cores ficam lindas juntas? 
  • Quando você as combina, que efeito você obtém? 
  • Além disso, o que as cores diferentes representam? 
  • Quais cores fazem o espectador se sentir calmo e quais cores o deixam mais agitado?

Pratique sua visão para cores, principalmente fora da sua casa, observe tudo ao seu redor e veja como as cores interagem entre si, e como elas funcionam. E analise como a luz interfere nos tons.  

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.