Como tunar o carro? Veja 5 dicas para personalizar seu possante!

O car tunning é um hobby para diversos motoristas e coisa séria para quem participa até de competições. Depois de muitos filmes como “Velozes e Furiosos”, tunar o carro se tornou paixão de muita gente e vem se expandindo no Brasil a cada dia.

Porém, além de ter alguns empecilhos em que a lei dificulta o tunning, o preço dos acessórios automotivos e procedimentos podem ser um pouco caros.

Se você está pensando em tunar o seu carro e não sabe por onde começar, chegou ao artigo certo. Aprenda hoje 5 dicas para personalizar seu possante!

Como tunar as rodas do carro?

O procedimento mais fácil e barato nas rodas inicialmente é fazer a pintura delas, que pode ser realizada em diversas cores, permitindo explorar a criatividade e deixando o carro mais luxuoso.

Outro tunning comum nas rodas é aumentar o aro do conjunto de pneus e rodas, podendo inserir pneus com até 325 mm de largura.

Contanto que se respeite o limite de diâmetro do conjunto roda/pneu estabelecido pelo Detran, essa alteração é permitida pela lei e dá um design esportivo ao carro.

As rodas de liga leve são outra opção para dar um ar esportivo ao veículo. Cerca de 15% mais leve que as rodas de aço, a liga leve é composta por alumínio, um material extremamente maleável, o que permite mais personalização da peça.

Por esse motivo, você irá encontrar facilmente rodas de liga leve em muitos designs diferentes, podendo até personalizar como quiser.

A desvantagem desses itens é que um kit de liga leve custa cerca de R$ 1400, por isso, é válido comprar também um kit parafuso antifurto.

Rodas iluminadas

Ideal para quem não quer passar despercebido, uma alteração nas rodas é inserir um sistema de iluminação, seja com instalação de LED colorido nos para-lamas ou aplicação de LEDs na parte interna dos pneus.

Instalando nos para-lamas é necessário que as rodas sejam cromadas para refletirem a luz, mas a segunda técnica pode ser aplicada em pneus comuns.

Suspensão

É um mito acreditar que alterar a suspensão do veículo é proibido pela lei. Na verdade o procedimento pode ser permitido, contanto que você siga as orientações estabelecidas pelo Contran de ter uma altura mínima de 100 mm entre o chão e a parte mais baixa do chassi.

Portanto, não corte a suspensão para rebaixar o carro. Use apenas suspensões originais e kits feitos sob medida para o seu veículo, com orientação de um profissional de confiança.

Qualquer gambiarra pode danificar sua lataria ou os eixos do carro.

Depois é só levar o carro para vistoria e alteração do CRV no Detran.

Faróis

Antes de tudo é válido ressaltar que qualquer lâmpada de xênon ou cor que não esteja entre o âmbar e o branco é considerada ilegal e pode te gerar multas indesejadas.

Portanto, você pode sim tunar o carro com faróis diferentes, mas para isso, veja a tabela de cores específica para cada modelo.

O importante é que as luzes não afetem a visão de outros motoristas e o procedimento seja realizado com um profissional de confiança para não afetar a parte elétrica do carro e prejudicar sua segurança.

Algumas opções são:

  • Farol de milha
  • Farol de LED
  • Farol Esportivo
  • Máscara Negra

Acessórios de aerodinâmica

Alguns acessórios que certamente dão uma aparência esportiva ao carro são os spoilers e aerofólios.

Os spoilers são peças laterais, dianteiras ou traseiras que servem para fazer os pneus aderirem mais ao solo.

Os aerofólios são aqueles acessórios na parte traseira do carro que se parecem com caudas de avião.

Ambas as peças auxiliam na aerodinâmica do carro, dando mais estabilidade na direção principalmente em alta velocidade.

E além disso, eles são muito estilosos e esportivos, não tendo nenhum problema na lei para usá-los.

Gostou das dicas? E aí, por onde você vai começar a tunar o seu carro?

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.