Dicas de como usar salto alto sem sofrimento

Para algumas pessoas, usar salto alto faz parte da rotina, seja por conta do ambiente de trabalho, ou simplesmente porque apreciam o toque de elegância e sensualidade que esse tipo de calçado proporciona.

Mas usar saltos altos pode ser bastante prejudicial, principalmente se o uso é frequente e por um longo período de tempo, podendo causar dores nas costas, nas pernas, nos pés e má circulação do sangue.

Por esse motivo, reunimos neste texto algumas dicas incríveis para que você continue usando saltos, prezando pelo conforto, equilíbrio e segurança.

Uso de salto alto e problemas de saúde

Além dos incômodos mais comuns causados pelo uso excessivo de saltos altos, como inchaço, dor nas pernas, na lombar, nas costas, tornozelos e pernas, outros problemas mais graves podem surgir.

Dores crônicas, encurtamentos de tendões e músculos, deformidades nos pés e tornozelos, tendinite e problemas mais sérios na coluna, são apenas alguns exemplos.

As condições descritas acima acontecem porque os saltos não proporcionam apoio nem estabilidade para o corpo. Mas isso não significa que para evitá-los você deve abandonar o uso dos saltos altos.

Preparar o corpo e fortalecê-lo é uma das principais estratégias para que o uso de saltos não prejudique sua saúde. A prática frequente de exercícios físicos, principalmente aqueles destinados às regiões afetadas pelo uso de salto, como a coluna, os pés e os tornozelos, são essenciais, principalmente se você precisa usar esse tipo de calçado todos os dias.

Dicas de como usar salto sem sofrimento

Veja agora algumas das melhores dicas para que o uso de salto alto não se torne um tormento.

1. Dê preferência ao conforto

Quando você for comprar um salto alto, escolha sempre os que trazem a melhor sensação de conforto possível, dê preferência àqueles que envolvem o pé completamente e não o pressiona, opte por modelos acolchoados, com saltos mais grossos e que permitam um caminhar seguro e sem incômodos.

2. Sempre experimente antes de comprar

Parece óbvio, mas experimentar um calçado antes de comprá-lo faz toda diferença, ao provar você saberá se ele é o tipo de salto que trará muitos problemas ou não, evitando, desta forma, que você cometa o erro de comprar um salto que não conseguirá usar depois. Coloque o calçado e dê uma volta na loja.

3. Dê atenção ao tipo de salto

Existem saltos dos mais variados tamanhos e formatos, mas o ideal é que você dê preferência àqueles que são mais grossos, pois assim, o peso do corpo que cai sobre o calcanhar será melhor distribuído, evitando torções, quedas ou desconfortos muito intensos.

As melhores opções são os saltos quadrados e os de plataforma, tipo anabela. Se você deseja um salto mais fino, pode apostar naqueles modelos de salto tipo cone, que são mais largos na parte de cima.

Caso for usar um salto agulha, opte pelos que não ficam folgados no pé, para que ele não deslize e você desequilibre.

4. Use calçados do tamanho certo

Essa dica é muito importante porque, nem sempre, o número do calçado apontado na etiqueta corresponde ao tamanho do seu pé, isso acontece porque as diversas marcas do mercado tem fôrmas diferentes entre elas.

Sapatos muito apertados são desconfortáveis e machucam os pés, enquanto que os folgados não proporcionam estabilidade e podem escorregar no pé, provocando quedas e torções desnecessárias.

5. Escolha o salto adequado a cada lugar

Pensar sobre o lugar que você vai é uma boa tática para escolher o calçado certo e não sofrer. 

Se você for andar muito, passar por caminhos irregulares ou com buracos, talvez os saltos muito altos não sejam a melhor opção, da mesma forma se você for para lugares com gramados, o salto agulha com certeza não será uma boa escolha.

Então, sempre leve o  lugar para onde você está indo em consideração, isso evitará não apenas que você fique desconfortável e insegura, mas que seus calçados não estraguem.

6. Use palmilhas dentro do calçado

Usar palmilhas ortopédicas específicas para calçados de salto alto pode trazer mais conforto para você. É possível encontrá-las em farmácia, lojas e na internet. Tenha atenção ao comprar, pois, no mercado, essas palmilhas são vendidas em modelos e formatos diferentes.

7. Resfrie seu calçado 

Essa dica é muito útil quando você comprou um calçado e ele ficou um pouco apertado.

Você pode colocá-los diretamente no congelador, desta forma, há um aumento gradual do calçado, devido à contração do material provocada pelo resfriamento e o contato posterior com seus pés quentes.

O efeito é o alargamento do material, que ficará muito mais confortável durante o uso. Além disso, o frio ajudará na circulação do sangue, diminuindo a sensação de dor.

Dica final

Por fim, é imprescindível que você dê atenção especial aos seus pés, então, cuide bem deles.

Hidratação diária e esfoliações periódicas, para evitar rachaduras, calos e sensação de aspereza são fundamentais, principalmente se você precisa usar saltos com frequência. Sem esses cuidados, as dores e o sofrimento ao usá-los só aumentarão.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.