O que é Design de Interiores?

O que é Design de Interiores?

A decoração de interiores é uma área que concebe, idealiza e executa projetos de espaço, sempre com foco na funcionalidade e na qualidade de vida. É usado, em particular, em instalações residenciais, comerciais e institucionais.

Você sabe tudo sobre design de interiores? Se você chegou até aqui, a resposta provavelmente é não! Mas não se preocupe, reunimos tudo o que você precisa saber sobre a área e descobrimos o que é design de interiores.

Entenda a diferença entre designer e design

Para começar, lembre-se de que os dois termos são frequentemente confundidos. Design é o conceito de produto, serviço ou ambiente que inclui todas as etapas e aspectos de sua produção. Por outro lado, um designer nada mais é do que um profissional realizando essa tarefa.

E, afinal, o que é design de interiores?

A decoração de interiores é uma área que concebe, idealiza e executa projetos de espaço, sempre com foco na funcionalidade e na qualidade de vida.

Curiosidade da história: do design de interiores ao mundo

Para se ter uma ideia, os primeiros relatórios de design de interiores datam de 1000 AC. Naquela época, os egípcios construíam casas de barro e as enchiam com móveis de madeira, tapetes de palha e tecidos de peles de animais.

Além disso, os egípcios fizeram afrescos reais nas paredes, nos quais refletiam seus gostos e costumes. É por esta razão que até agora sabemos o que aconteceu no passado. Você entende como o design de interiores pode ajudar a contar uma história?

Design de interiores: tudo sobre a profissão

O designer de interiores é um profissional que decora o espaço de forma harmoniosa e funcional. Você deve ter o bom senso de decoradores, o conhecimento de engenheiros e arquitetos e, claro, o talento científico, técnico e artístico de um designer.

Outras características de um designer de interiores:

  • Facilidade de recriar um ambiente doméstico
  • Tem gosto por desenhar
  • Ser organizado
  • Tenha um bom raciocínio lógico
  • Interesse por arquitetura, paisagismo e iluminação
  • Aprecie cores e combinações
  • E quando se trata de áreas de especialização, um designer de interiores tem uma variedade de opções.

Hoje, um profissional pode criar móveis para um cliente específico ou para uma loja, além de supervisionar a obra.

Além disso, você também tem a oportunidade de trabalhar com paisagismo e projetando uma grande variedade de espaços, desde interiores de casas a ambientes comerciais.

Como é o dia a dia de um designer de interiores?

Atualmente, o dia a dia de um designer de interiores depende em grande parte de sua competência. Se você estiver trabalhando em um projeto, passará a maior parte do tempo no escritório. Se o foco for na gestão da construção, você terá um dia-a-dia muito mais variado.

É importante lembrar: o designer de interiores está sempre em contato com o cliente. Por outras palavras: a capacidade de ouvir, explicar e comunicar com diferentes pessoas faz parte de todas as áreas do design de interiores e leva muito tempo.

E para se distrair da rotina do escritório, um designer de interiores ainda pode realizar:

  • Estudos de Design Acadêmico
  • Curador do Departamento de Arte e Móveis
  • Marketing visual
  • Especialização em fotografia de interiores
  • Consultoria local de móveis, ambientais e de vendas.
  • Editando artigos e publicações para portais da área
  • Imagem 3D (modelo eletrônico)

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.