O teletrabalho e a economia de energia em casa

Pensando na situação excepcional que vivemos, o teletrabalho, felizmente, permite-nos manter a atividade em muitas áreas do nosso comércio e economia, permitindo também que as instituições continuem a interagir com os cidadãos no momento em que são mais necessários que nunca.

Do ponto de vista energético, o que você acha se analisarmos o que significa teletrabalho e a forma ideal de o fazer sem gastar muita energia?
Por exemplo, você pode pensar que trabalhar de casa e conectar-se ao computador o dia todo supõe um custo extra de energia, porque você precisa de condições de conforto ou “habitabilidade” em casa, quando antes não aí estava, mas não precisa ser assim, se você levar em conta alguns detalhes para continuar economizando energia em casa.

Luz natural, nossa melhor aliada

A luz é um dos fatores mais importantes, juntamente com a temperatura, para nos fazer sentir confortáveis ​​e focados enquanto trabalhamos. Como no escritório, precisamos de uma luz clara e confortável para trabalhar. O segredo? A luz natural deve ser a primeira opção.

Se possível, escolha um local da casa onde haja luz natural na maior parte do dia e deixe as cortinas abertas para que ela entre por completo. É uma pausa para os olhos e também para o gasto de energia. Se você não tem um local com luz natural, tente escolher lâmpadas de baixo consumo, você notará a diferença.

Temperatura ideal

Para se sentir confortável ao trabalhar no escritório ou em casa, a temperatura do espaço onde você se encontra é muito importante. Se você precisa ligar o aquecedor hoje em dia, 21ºC é mais do que suficiente para trabalhar na mesa. Se pensa que não precisa de ligar o aquecimento e a sua casa permanecer entre os 21ºC e os 23ºC, terá a temperatura ideal. E a propósito, se no final do dia vai fazer algum exercício, pode perfeitamente desligar o aquecimento.

Use menos papel e recicle

As tecnologias sempre serão nossas aliadas nesse aspecto. Pense nisso por um momento, estando em casa você usa muito menos papel do que provavelmente utilizaria no escritório.

Exceto por momentos específicos de inspiração ou lembretes importantes, com certeza que a nuvem, o e-mail e as reuniões via telemática nos ajudarão a compensar essa despesa.

E lembre-se, você está em casa, pode evitar embalagens supérfluas, como garrafas de água, ou café que você pode beber na própria xícara. Pequenos gestos que fazem a diferença.

Desligue todos os terminais

Um dos fatores mais importantes quando se trata de poupar energia, se você trabalha em casa, é desligar todos os aparelhos eletrônicos ao terminar o dia.

Lembre-se que um computador em modo stand-by e mesmo com a luz vermelha continua consumindo energia. Bom conselho? Para que não se esqueça de nenhum dos dispositivos, conecte todos a um plugue elétrico, para que possa desligar todos com um único gesto.

Resumindo…

Definir bem a área de trabalho, gerir o ar condicionado e a iluminação, aliados a uma utilização responsável e centralizada dos dispositivos eletrônicos de que o trabalhador necessita para realizar as suas funções, irão ajudá-lo a desfrutar da sua jornada de trabalho, sem sofrer na hora de pagar a conta.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.