Proteção contra fogo: tinta intumescente e verniz anti chamas!

Entenda a diferença entre tinta intumescente e verniz anti chamas!

Quase tudo que está ao nosso redor representa perigo de incêndio. Parar para pensar nisso e perceber que tecidos, madeira, carpete e até mesmo a estrutura do imóvel que estamos podem não somente ser focos de incêndio, mas também ajudá-lo a se propagar, pode ser assustador. 

Isso quer dizer que qualquer descuido e acidente, até mesmo os domésticos, podem causar grandes desastres. Talvez você  faça parte do grupo de pessoas que pensa “isso nunca acontecerá comigo” ou até mesmo nunca parou para refletir sobre. 

Mas caso um incêndio aconteça no seu imóvel, seja casa ou local de trabalho, tudo o que lutou para construir pode ser perdido em questão de minutos. Infelizmente, quando as chamas se iniciam, é bastante difícil conseguir apagá-las, ainda mais com sua rápida propagação. 

Essa é a triste realidade, então se preocupar com essa questão é proteger seu imóvel, família e pessoas queridas. As soluções mais seguras neste caso são os alarmes, sprinklers, extintores e outros equipamentos que muitos ainda não têm. 

Além das medidas de proteção passiva, que são preventivas e caso algo aconteça, evita que o fogo se propague rapidamente. Ganhando tempo para combatê-las sem prejudicar a estrutura do local e garantir que as pessoas o evacuem em segurança.  

Dentre tantas medidas utilizadas nessa prevenção, estão a tinta intumescente e os anti chamas. Soluções inteligentes e “invisíveis” que fazem toda a diferença caso um incêndio se inicie. 

Explicaremos a seguir o que são estes produtos, como se aplicam, benefícios e importância em tê-los no seu imóvel. É uma das formas de amenizar danos e proteger vidas contra o fogo. 

Então, se sentiu a necessidade de proteger ainda mais sua casa ou local de trabalho, mas não sabe por onde começar, nós te ajudaremos. Acompanhe!

O que é proteção passiva contra incêndios?

Para melhor entendimento sobre como a tinta intumescente e os anti chamas funcionam e são importantes, é válido deixar claro o que é proteção passiva, já que citamos que ambas as soluções fazem parte desse tipo de proteção. 

Proteção passiva contra incêndios é um conjunto de soluções preventivas que visam retardar a ação do fogo caso um acidente aconteça. 

Então, com a PPI, sigla usada para representar essas medidas, a intenção não é evitar que um incêndio se inicie, mas sim ganhar tempo para reduzir os impactos negativos que as chamas trazem ao imóvel e à vida das pessoas. 

Para isso, essa estratégia de segurança isola o fogo no seu local de início e evita que ele se espalhe por todo o imóvel – garantindo tempo para que o local seja evacuado em segurança e bombeiros iniciem seus trabalhos sem danificar o imóvel.

Como? Existem diversas medidas, como a vedação dos dutos de energia elétrica, paredes e pisos resistentes ao fogo e, claro, os retardantes de chamas. 

O que é tinta intumescente? 

Ao pesquisar sobre proteção passiva, uma das medidas mais faladas é a tinta Intumescente. De fato, é uma das mais importantes e eficientes dentro da PP, mas muitos confundem com a ação dos anti chamas. 

Ambos retardam o fogo, mas de maneiras e com objetivos diferentes. A tinta intumescente é uma solução para imóveis que tenham a estrutura metálica – uma das mais perigosas quando o tema é incêndio.  

O metal não é resistente ao fogo e quando esses dois elementos entram em contato, a parte metálica pode entrar em colapso e ceder. 

O que isso quer dizer? Em locais com estruturas como essa, caso um incêndio aconteça, é possível que todo o imóvel desabe, já que seu esqueleto não aguenta a ação das chamas. 

Pensando nisso, a tinta intumescente é um produto aplicado nessas estruturas que aumentam essa resistência ao fogo por um determinado período – tempo suficiente para que o combate ao incêndio seja iniciado.

Quando a temperatura aumenta consideravelmente, essa tinta reage ao calor, criando uma barreira física entre o ambiente e o metal, evitando que o fogo entre em contato com a estrutura. 

É bastante importante porque evita a falência da estrutura por um tempo, possibilitando a evacuação do edifício e, também, o combate ao incêndio com segurança.

O que é verniz anti chamas?

Esta é outra medida da proteção passiva, também muito importante para evitar maiores desastres em casos de acidentes. Os produtos retardantes de chamas, em geral, contam com propriedades que impedem a propagação do fogo. 

É o caso do verniz anti chamas, uma tinta à base de água desenvolvida para proteger materiais inflamáveis contra o fogo, como madeiras e  alvenarias. Isso porque, estamos cercado de produtos altamente inflamáveis e nem percebemos.

Por exemplo, imagine que por um descuido um pequeno foco de incêndio se inicie no seu imóvel.

Se este foco estiver perto de madeiras, tecidos, carpetes, forros e outros propagadores, em poucos minutos, o ambiente inteiro estará em chamas. É algo natural e já esperado nestes casos. 

Por isso, este produto é tão importante, já que tornam estes propagadores em retardantes de chamas, diminuindo a rapidez da ação do fogo. Este tipo de verniz pode ser aplicado em portas de madeira, divisórias, escadas, forros, entre outros materiais. 

Em resumo, esses antichamas reduzem o risco de incêndios em acidentes e/ou evitam a propagação da chama de forma rápida. 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.