Como a tecnologia esta mudando a maneira de como as pessoas começam a namorar

A adoção da tecnologia mudou a maneira como nos conectamos e conversamos com outras pessoas em nossa sociedade e o namoro não é exceção. A prevalência de smartphones significa que sempre podemos ser contatados, as mídias sociais permitem que outras pessoas nos conheçam antes mesmo de nós nos conhecermos e os aplicativos de namoro nos dão uma abundância de escolha em um parceiro ou parceiros adequados.

Não importa a distância e o local que você esteja, se você estiver procurando por acompanhantes Vitória não importa, é possível começar um relacionamento em qualquer parte do planeta.

O jogo do namoro

Como seus pais se conheceram? A maioria se conheceram em um encontro duplo-cego em que minha mãe e meu pai tiveram amigos em comum que os apresentaram. Com a invenção da mídia social, é difícil imaginar alguém tendo um encontro às cegas novamente, por que precisaria? Não temos apenas uma riqueza de informações sobre quase todos a apenas um clique de distância, mas como e onde encontraremos futuros parceiros está mudando. 

garotas vitória

Antes do influxo do namoro online, encontrar parceiros era praticamente resignado ao trabalho, por meio de amigos ou em um sábado à noite. Quando jovem, esperava ansiosamente o fim de semana apenas para poder conhecer um novo grupo de mulheres para tentar cortejar.

Escolha muito mais fácil

Com a chegada dos aplicativos de namoro, houve uma mudança em quantos de nós estamos encontrando nossos parceiros e, na verdade, o que estamos procurando. Vejamos, por exemplo, o aplicativo Tinder. O Tinder permite que você pesquise por pessoas solteiras em sua área que desejam se encontrar para namorar ou qualquer outra atividade que você queira mencionar. 

O que eles descobriram é que a reação das pessoas à sua vida amorosa era muito mais otimista depois que usaram o Tinder. Eles citaram o motivo de ser semelhante à mecânica do jogo. Se você gosta de alguém e eles não gostam de você, então vamos para o próximo. Não há medo do fracasso porque para cada uma ou duas rejeições, você obtém uma ou duas correspondências. 

Este é um jogo que você pode continuar jogando até vencer. No entanto, isso pode fazer com que você sinta que os parceiros em potencial são dispensáveis. Como você sabe, existem mais pessoas por aí com quem você pode ser compatível. Por que se limitar a uma combinação quando você pode ter 10? Ou por que se contentar com um parceiro quando você tem acesso a muitos?

Como a tecnologia está mudando sua vida amorosa, a escolha excessiva pode ter ramificações mais adiante em termos de nossas atitudes em relação não apenas aos nossos parceiros (dispensabilidade de nossos relacionamentos), mas também em termos da escala que buscamos validação, (a expectativa e normalização de elogios de muitos em vez de apenas alguns). 

A empolgação com as notificações

Não só existe uma falta de vulnerabilidade, mas a natureza do ‘jogo’ é semelhante a outros jogos ou mesmo às redes sociais. Cada vez que recebemos uma notificação, recebemos um pequeno burburinho de empolgação. Estudos  têm mostrado que a aleatoriedade da notificação, faz com que um pequeno pico de dopamina (a droga para o bem-estar do cérebro) seja criada. Pense em como essas notificações aleatórias são essenciais quando um namoro online, uma nova mensagem, outra correspondência, alguém com quem você deseja falar vem online. E lembre-se de que não é apenas uma pessoa com quem estamos falando agora, mas podemos falar com centenas de parceiros em potencial.

Então, eu diria que não estamos apenas recebendo validação da atenção de parceiros em potencial, mas o aspecto do jogo pode realmente nos tornar viciados nesse tipo de namoro por meio de notificações aleatórias, que aumentam nossa dopamina.

Conveniência 

Não nos esqueçamos de convencer e economizar tempo ao procurar um potencial parceiro online.

Conhecer alguém costumava ser uma experiência única. A história de um encontro para ser levado ao longo do relacionamento, o olhar, a centelha, a conexão que definiu os primeiros estágios do relacionamento. Parece agora que se perdeu em favor da escolha, do tempo e da conveniência. A tecnologia tornou o nosso mundo mais rápido e as pessoas querem gastar o mínimo de tempo possível procurando por alguém. Eles querem que o namoro resolva suas vidas de uma forma eficiente em termos de tempo. Escolher a natureza humana orgânica de encontrar alguém em favor de marcar a caixa de ‘relacionamento’.

Parece, então, que o namoro pela internet dá a toda noção de namoro e amor um estado desumanizador. O jogo e a natureza eficiente de economizar tempo do namoro online se tornaram mais importantes do que encontrar um parceiro. 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.