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Existem várias maneiras de abordar esse tópico, pois ele é enorme, mas eu só quero lapidar as pepitas aqui e torná-las simples e práticas de entender e implementar.
Não vou gostar de palavras aqui. Quero tentar explicar tudo para que a maioria das pessoas possa entender melhor esse tópico.
No final deste artigo, meu objetivo é que você possa ver o potencial do marketing digital e como ele pode ajudar sua carreira como freelancer, combinando-o com design e web desenvolvimento.
O objetivo final do marketing digital é promover um produto / serviço / marca para o público-alvo certo, como a intenção de uma ação desejada, como conscientização, venda, download gratuito etc.
Como um breve resumo geral e por uma questão de simplicidade, o marketing digital consiste em:
AdWords – A plataforma para anunciar nos resultados de pesquisa do Google.
SEO – O processo de classificar um site com mais resultados nas buscas e pesquisa do Google.
Anúncios online – anúncios no Facebook, LinkedIn, sites, etc.
Redação de Conteúdo – Escrevendo artigos regulares para uma empresa – geralmente com intenções de SEO.
Mídias sociais – Criando postagens sociais relevantes para direcionar tráfego para um site.
A maioria dos desenvolvedores freelancers experimenta ‘vales’ e ‘picos’ quando se trata de sua renda mensal.
Assim, um mês eles podem ganhar uma grande quantia e, em seguida, no próximo mês eles podem não ter o mesmo valor.
O melhor tipo de renda é a renda passiva, na qual você não precisa trabalhar, ou exige muito pouco esforço para manter.
Mas qual é a segunda melhor receita?
Renda recorrente e previsível.
Falo com freelancers regularmente e muitos deles obtêm uma renda alta, mas isso dura apenas um curto período de tempo e, em seguida, sua renda cai significativamente.
Então, qual é a solução?
Renda recorrente e previsível.
Agrupar suas habilidades de web design com serviços de marketing digital ajuda você a conseguir isso.
Isso não apenas ajuda você a obter uma renda mais previsível a cada mês, mas se você criar sites eficazes e criar uma campanha de marketing digital eficaz para os negócios, eles terão mais chances de sucesso.
Se você pensar por que estaria trabalhando com um cliente, o objetivo final é obter mais vendas e marketing digital pode ajudá-lo a alcançar exatamente isso.
Primeiro, você precisa de conhecimento.
Depois que você souber o suficiente e se sentir confiante, estará pronto.
Acho que muitas pessoas hesitam muito em começar porque esperam até que estejam quase perfeitas em algo.
Não espere até você ser o ‘Yoda’ de uma habilidade específica. Apenas saiba o suficiente para que você não precise se sentir como algum tipo de fraude, então é hora de dar o próximo passo.
Comece, falhe, aprenda ao longo do caminho e se adapte; isso é a chave para o sucesso.
Dependendo da opção escolhida, seus serviços também podem ser ajustados.
A verdade é que qualquer um pode conseguir clientes.
Você realmente não quer qualquer cliente.
Você quer os clientes certos que pagam uma boa quantia de renda de forma consistente.
Isso soa melhor?
Então, como você consegue esses clientes?
É importante pensar como um cliente em potencial pensaria.
Você quer oferecer serviços a eles, mas por quê?
Só para você ser pago e ter boas férias?
Claro que não…
A empresa deseja obter lucro e tudo o que eles querem saber é como você pode ajudar a melhorar ou expandir seus negócios.
Me deparo com sites de portfólio o tempo todo.
A pessoa é sempre rápida em mencionar suas habilidades e qual é o conhecimento de uma determinada habilidade, mas a navegação no site, o tema de cores e o layout são terríveis e ainda não entendem por que não estão recebendo clientes.
Se suas habilidades de design, comunicação e falta de conhecimento de boas práticas estão abaixo da média, por que você acha que não está recebendo clientes?
Olhe introspectivamente. Obtenha uma segunda opinião sobre suas habilidades com um amigo ou alguém que lhe dirá a verdade franca. Aceite críticas construtivas e veja onde você pode melhorar.
Para criar uma analogia visual deste tópico, é muito parecido com este cenário:
Você está em um pequeno caiaque tentando chegar ao outro lado do rio. Seu foco principal é remar para o outro lado, mas existe um pequeno orifício que você não está focado em consertar o que impediria que ele afundasse na metade do caminho.
Obter clientes é o remo.
O buraco é tudo o que você precisa para acertar.
Preocupe-se em reparar o buraco primeiro e depois use o remo.
Se um cliente não consegue ver que seu próprio site parece profissional e bem pensado, por que eles deveriam confiar que você pode criar um site eficaz e melhorar sua presença online com marketing digital?
Por que eles deveriam confiar que você pode entregar um projeto se não possui depoimentos e histórias de sucesso de clientes?
Pense sobre isso praticamente.
Se você quisesse comprar fones de ouvido Bluetooth online e se deparar com um site com aparência ruim e suas contas de mídia social terem apenas 50 seguidores em comparação com um site profissional bonito, milhares de seguidores e até um preço 10% mais alto, de quem você compraria?
Aquele em quem você confia mais…
Não é diferente com a forma como um cliente pensa.
Você pode criar confiança ou dúvida.
A questão é: qual deles está acontecendo para você?
Depois de perceber a importância da confiança, como você a constrói?
Existem 2 maneiras principais:
Para criar um site / portfólio eficaz, você precisa pensar diferente do que a maioria dos desenvolvedores / web designers faz.
Eles pensam no site de seu portfólio como um curriculo / curriculo de algum tipo. Eles mostram suas habilidades assim:
HTML + CSS = 90%
SEO = 80%
Projeto = 85%
etc.
Alguns deles também escrevem artigos de blog. O engraçado é que esses artigos são sobre tópicos relacionados ao desenvolvimento da web.
Este é o ângulo errado.
O site do seu portfólio precisa se concentrar em como você pode fornecer uma solução para uma empresa e precisa mostrar seus conhecimentos e habilidades, mas de uma maneira que faça sentido para o cliente em potencial.
Aqui está um esboço de um site de portfólio focado no cliente:
portfólio-exemplo-site
É muito simples, mas você perceberá que isso faz sentido e o foco principal é ajudar os negócios do cliente a crescerem e obter uma solicitação de orçamento.
Para obter depoimentos de clientes, você precisa ter feito um trabalho anterior.
E se você não tiver feito nenhum trabalho anterior?
Simples: trabalhe de graça em troca de depoimentos.
Muitas pessoas sempre disputam o trabalho de graça e criam longos artigos sobre por que isso é ruim, etc. Primeiro, não é um ano da sua vida e, segundo, funciona.
O que é melhor? Um cliente pagador que você não consegue encontrar ou apenas fazendo 2 sites bonitos de graça em troca de depoimentos para que isso convença outros clientes em potencial a pagar?
Alguns exemplos de empresas a serem abordadas para um site gratuito:
Depois de estabelecer essa base, agora chega hora de OBTER os clientes.
Ao contrário da crença popular, fazer isso realmente exige trabalho.
Se você já trabalhou para clientes anteriores, envie a eles este email:
Olá [nome],
eu espero que você esteja bem.
Eu só queria descobrir se você está planejando fazer alterações adicionais em [nome do site] com as quais eu possa ajudá-lo.
Obrigado, e tenha um ótimo final de semana.
Saudações,
[seu nome]
PS – se você tem um amigo no negócio que precisa de um site, eu adoraria que você pudesse me colocar em contato com ele.
Se você estiver começando do zero, faça o seguinte:
Você pode enviá-los por e-mail:
Olá (nome ou nome da empresa),
Recentemente, deparei com seu site depois de pesquisar [o termo de pesquisa que você usou.
Percebi que você não possui frases de chamariz eficazes, como um formulário de contato ou qualquer prova social para criar credibilidade, o que ajudará você a obter leads de vendas mais interessados.
Gostaria de configurar uma ligação para discutir como posso ajudar a melhorar as vendas da sua empresa através de mudanças efetivas no design da web.
Se você tiver alguma dúvida, não hesite em contactar-me.
Para mais informações sobre meus conhecimentos, aqui está o meu site: [www.mywebsite.com]
Obrigado e aguardamos o seu feedback.
Saudações,
[seu nome]
Nota: essa estratégia também funciona se você procurar anúncios com pôsteres nos diretórios de páginas amarelas / online.
As outras maneiras comuns e muitas vezes esquecidas de obter clientes são:
Este é um tópico bastante grande por si só, então aqui está um resumo:
Smile Marketing – Web design e marketing para dentistas
ChiroMox – Design e marketing de sites para quiropráticos
Paperstreet – Web design e marketing para advogados
GolfWebDesign – Web design e marketing para golfistas
Cada um desses sites possui uma equipe e uma lista de espera de clientes, além de cobrar preços mais altos.
Por que eles são tão bem sucedidos?
Eles são vistos como especialistas porque se especializaram em um nicho.
Isso faz você pensar um pouco?
A única maneira de sair do mercado de commodities e entrar em uma abundância de clientes é se você escolher um nicho.
É significativamente mais difícil obter uma grande renda criando sites para todos os nichos de negócios existentes.
Para resumir:
Não seria legal mostrar a um cliente em potencial isso:
É muito melhor do que ‘eu crio sites’ – certo?
Existem muitos lugares para aprender marketing digital. Leia Blogs, artigos e busque materiais a respeito, invista em cursos. A internet lhe trará uma infinidade de possibilidades.