Como funcionar a Antena de wifi

A tecnologia permitiu que as pessoas pudessem ter acesso à internet apenas por sinal de ondas de rádio não sendo necessário que elas utilizem fios conectores para tal.

A chamada rede wifi é uma rede sem fio, também conhecida como wireless, que fornece acesso sem fio à internet.

As redes wifi funcionam usando um adaptador sem fio para computadores e esse capta as informações, as traduzem em forma de sinais de rádio que são transmitidos por meio de uma antena.

Uma coisa é certa – muito referente ao desempenho de sua rede wireless depende exclusivamente de sua antena wifi.

São vários detalhes pelos quais você precisa ficar atento/a para que tenha sucesso com a conexão de sua internet.

Quer saber mais sobre antena wifi?

A seguir, você vai encontrar tudo sobre esse acessório wireless.

Iniciarbldaoi: Mudar senha do Wifi

Melhorando o sinal do wifi

Quando se fala em melhorar o sinal do wifi não tem como deixar de lado a questão das antenas dos roteadores.

antena wifi original, a que vem com o aparelho, possui uma potência que às vezes não é suficiente para que as ondas alcancem todos os cantos de sua casa ou escritório.

Você sabia que se houver algum obstáculo físico entre a antena e o local de onde será acessado o sinal wifi, as ondas chegam com menos força ou nem chegam ao local onde você se encontra?

Isso mesmo. Por isso existem algumas medidas que você pode tomar com relação ao roteador e a antena wifi de seu equipamento.

  • O primeiro passo é você mudar o roteador de lugar deixando-o em um local mais alto e em algum cômodo central da casa. Isso para que as ondas passem mais livremente sem que tenha obstáculos (móveis, paredes grossas, etc.) que impedem de chegá-las com mais potência nos ambientes mais distantes.
  • Você pode também usar um analisador que mede a potência do sinal como, por exemplo, o Wifi Analyzer. Use esse meio para achar um ponto ideal para você reposicionar a antena wifi.
  • Outra dica é você posicionar o roteador na parede e a antena wifi voltada para a direção do local em que você mais usa seus dispositivos como computador, telefones celulares, etc.
  • Se você instalar o roteador no centro de sua residência posicione a antena wifi para fora ou para cima a fim de que você obtenha um sinal melhor.
  • Evite colocar o seu roteador perto de outros equipamentos elétricos, pois isso ajuda a melhorar o desempenho wifi; já que eles podem causar interferência com o sinal.

Algumas das causas mais comuns de interferência com o sinal de wifi são os aparelhos fornos de microondas, ventiladores elétricos, telefones sem fio e lâmpadas fluorescentes.

Talvez o sinal da sua rede esteja lento ou com problemas de conexão devido estar faltando alguma atualização no equipamento.

Assim como outros aparelhos eletrônicos e tecnologias, o wifi está em constante evolução, por isso é sempre bom você verificar se existe alguma atualização a ser feita no seu aparelho para garantir mais confiabilidade e velocidade na transmissão de dados.

Uma das principais causas de problemas com as redes wireless não se refere necessariamente à antena wifi, mas à desatualização do firmware do roteador.

Alguns fabricantes enviam mensagem de atualização para o usuário, caso contrário é preciso que você busque essa informação direto no site da empresa.

Como acertar na escolha da antena wifi

Caso você perceba a necessidade de substituir a antena wifi é importante que você conheça alguns detalhes.

Por exemplo, quando você for pesquisar por antenas; você vai se deparar com uma questão de dBI.

  • O dBI é a medida de ganho da antena que a torna mais potente.

Quanto mais alta for a medida do dBI, mais a antena wifi irá transmitir um sinal mais forte em linha reta, porém com ângulo proporcionalmente mais estreito.

Supondo que você escolheu uma antena de 12 dBI que pode alcançar distância de aproximadamente 2 km. A distância é boa, mas o sinal wifi ficará mais difícil de chegar ao segundo andar.

Se sua residência tiver mais de um pavimento, pode ser que você precise de um repetidor para os outros andares.

O ideal, nesse caso, seria você optar por uma antena wifi de 7 dBI que vem com um ganho bom sem que feche tanto o ângulo de transmissão do sinal.

Antes de sair a escolher uma antena wifi para seu roteador, verifique se o modelo possui saída para antenas externas.

Alguns modelos de roteadores já vem com antenas fixas e não permitem que antenas externas wifi sejam conectadas ao aparelho.

Logo, a sua antena wifi é de fundamental importância para que você tenha um bom sinal na rede. No mercado você encontra vários modelos de várias marcas de antenas externas para roteadores.

O preço da antena varia de acordo com o dBI. Existem as de 3 dBI, 5 dBI e outras. As de 24 dBI podem chegar a custar mais de R$ 1.000.

E então, o que você achou das informações referentes à antena wifi? Comente!

Um abraço.

Até mais!

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.