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O processo de construção de uma identidade é trabalhoso e exige muito teste e análise de desejos, metas e outros fatores. Desde a escolha da fonte, o uso das cores, a exploração de ícones e até os concorrentes do setor são fatores que vão auxiliar na decisão final para elaboração de uma identidade visual.
Esse processo requer um trabalho mútuo entre departamentos de marketing, de comunicação e de produtos dentro de uma mesma empresa e que, em projetos menores, passam por uma única pessoa.
Por isso, antes de bater o martelo sobre a nova criação, o ideal é testar a abordagem com a equipe interna para validar se os objetivos foram alcançados e se a nova identidade é facilmente compreendida por todos.
As cores transmitem uma determinada energia em cada aplicação e o erro na hora de escolher a ideal para o seu projeto pode colocar toda uma estratégia de marketing em risco.
Por exemplo, as redes de fast food exploram muito as cores quentes em seus logotipos e também na decoração das lojas como uma forma de estimular, inconscientemente, o apetite e despertar o desejo no consumidor.
Não sabe do que estou falando? Estude mais sobre a psicologia das cores e você vai conseguir elementos para definir sobre o uso de uma determinada tonalidade em sua identidade visual.
Qual é o problema que você deseja resolver? Qual é o sentimento que você deseja despertar no seu consumidor? As respostas destas perguntas vão servir para auxiliar nesta escolha.
Inclusive, se você tiver possibilidade, faça dois protótipos, seja na criação de uma embalagem, seja na criação de um site ou ainda na impressão de rótulo adesivo, teste as duas opções com seu público interno, com um pequeno grupo de consumidores e fornecedores para avaliar as opiniões diversas e então finalizar o seu material.
Empresas de tecnologia e marketing optam sempre por fontes mais modernas e que transmitem uma identidade mais jovem e atualizada. Outras marcas, como são os casos de laboratórios médicos e escritórios de advocacia são mais tradicionalistas e optam por uma escrita que transmite mais seriedade e confiança.
Neste sentido, a empresa ou produto que você está criando têm uma característica principal que ela deseja transmitir ao seu consumidor final? Se a resposta for negativa, calma, respire e volte ao processo inicial para entender o valor que pretende gerar.
Assim como a escolha da cor, a fonte faz parte de um processo psicológico de convencimento do usuário para que ele decida por sua marca em relação ao concorrente.
Você precisa entender que as etapas do processo de compra são distintas para cada consumidor, principalmente nos estágios diferentes da jornada dele.
Por isso, é necessário investir muito tempo na escolha da fonte que será usada nesta identidade visual.
Como já comentei acima, as empresas de fast food usam e abusam das cores quentes como é o caso do amarelo e do vermelho na identidade delas e dos seus produtos. Alguns setores, como é o caso do hospitalar, usam o azul para transmitir seriedade. E o seu segmento de atuação?
Estude e encontre até cinco concorrentes, seja na esfera de produtos ou mesmo corporativos. Eles vão te ajudar a decidir sobre quais serão as cores e até fontes exploradas em suas ações.
Além de identificar os usos, tente compreender qual é a missão e o valor que aquela empresa defende e veja se eles são similares aos seus ou se são opostos. Sendo a resposta positiva, você pode considerar usar alguns destes elementos em sua estratégia, caso seja negativa, coloque tais informações em uma lista de cores e fontes que não podem ser usadas.
Todas essas informações devem ser coletadas e armazenadas em um manual da marca para que os demais profissionais envolvidos possam seguí-las.
Depois de definir a estrutura central de sua identidade visual, agora é hora de testar a sua aplicação na prática.
Pense que a marca possa ser explorada em camisetas, canecas, cartões de visita, adesivos impressos, flyer, totem e muitos outros formatos, inclusive em redes sociais. Por isso, é sempre bom ter alternativas em diversos formatos: quadrado, redondo e até retangular.
Isso vai permitir diversas aplicações sem que seja necessário recriar ou mesmo adaptações grotescas que encontramos constantemente no mercado.
Leve estes pontos em consideração ao pedir para um profissional do setor a criação de uma identidade e sempre valide o material recebido sobre diversas óticas, com outras pessoas envolvidas, direta ou indiretamente, no processo.