Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Migrar para o ambiente digital é uma necessidade cada vez maior dentro das empresas. É o caso do uso de certificados digitais, que funcionam como uma identidade virtual de uma pessoa física ou jurídica.
Com esses recursos, é criado um canal seguro de comunicação entre pessoas ou empresas com o governo, órgãos públicos e privados. O certificado digital permite emitir notas fiscais, assinar documentos eletronicamente, acompanhar a tramitação de processos, entre outras finalidades.
Mas por que uma necessidade? Até pouco tempo, era uma preferência ter esses certificados. Mas agora, no Brasil, por exemplo, diversas obrigações fiscais precisam ser entregues por meio do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).
Processo no qual exige que toda empresa faça o envio de certos documentos pela internet. A dúvida é sempre sobre a segurança nessas transações. É por isso, que para que todos registros, assinaturas e permissões tenham validade jurídica é preciso ter o e-CNPJ.
Uma certificação especial que oferece essa autenticidade e, consequentemente, segurança para qualquer transação eletrônica que for realizada entre empresas e órgãos públicos.
Se está resistente ao uso dos certificados digitais, em especial o e-CNPJ, este conteúdo pode te ajudar. Veja as vantagens em ter essa certificação, como fazê-la, se é ou não um meio seguro e outros aspectos importantes.
Certificados digitais são uma forma de identificar empresas e pessoas físicas na internet. Esses documentos eletrônicos validam transações no ambiente digital, permitindo que as informações sejam compartilhadas com os órgãos capacitados de forma segura e fácil.
Por possibilitar a realização de consultas, atualização de cadastros dos contribuintes, certidões da Receita Federal, entre outras finalidades, é um recurso que facilita o dia a dia do empreendedor e otimiza a relação com as entidades governamentais.
Existem diversos certificados digitais, e-CNPJ, e-CPF, NF-e, entre outros.
O certificado digital CNPJ é a versão eletrônica do documento físico CNPJ que pode ser emitido a qualquer pessoa jurídica (empresas, corporações e instituições) que esteja com a situação cadastral ativa com a Receita Federal do Brasil.
Com este documento digital é possível otimizar o relacionamento entre empresa e Receitas Federal, Estadual e Municipal.
Este documento é bastante útil no dia a dia das empresas. Além de todas as funções que já foram citadas, o e-cnpj tem como principal aplicação a emissão da nota fiscal eletrônica de prestação de serviço para o transporte de cargas.
Assim como todos certificados digitais, existem dois tipos de e-CNPJ. A diferença está na forma como os dados são armazenados, usados e o nível de segurança das informações. Conheça os tipos:
Para deixar este tipo de certificado digital mais seguro, tem a possibilidade de colocar senhas de acesso.
Porém somente a pessoa que tiver com essa mídia criptográfica conseguirá acessar os dados e realizar as transações e ainda e requer uma senha obrigatória.
Apesar de necessário, o uso do e-CNPJ não é obrigatório. Mas as vantagens em tê-lo são tantas que as empresas estão cada dia mais se adaptando a este recurso.
Confira alguns benefícios deste produto!
Documentos assinados por meio deste certificado digital, recebem o mesmo tratamento dos assinados de próprio punho. Ou seja, tem as mesmas garantias legais, autenticidade e validação.
Então, ao invés de gastar tempo indo ao cartório, imprimir os papéis, enviar para outros parceiros, mandar para os órgãos públicos, entre outras transações, é muito mais rápido e prático assinar digitalmente.
Por ser uma tecnologia criptografada, o e-CNPJ proporciona uma camada extra de proteção aos seus relatórios, documentos, notas e certidões. O que torna mais difícil acontecer qualquer tipo de violação ou fraude, ainda mais se optar pelo tipo A3.
Se estiver fechando contrato com um cliente de outra cidade, é mais prático assinar digitalmente e enviar por e-mail, por exemplo, para ambos assinarem do que mandar por correio ou outros meios de transporte.
Dessa forma, as transações se tornam mais rápidas e práticas sem perderem a autenticidade e segurança.
É uma medida sustentável! Se não precisar imprimir diversos documentos, notas e contratos, o consumo de papel diminuirá consequentemente. Além de ajudar o meio ambiente, ainda te ajuda a reduzir custos com esses materiais.