Guia para iniciar um escritório de advocacia

Etapa 1: Objetivos da carreira

Se você chegou até aqui, é provável que tenha considerado o que significa ser proprietário de uma empresa para sua vida. Ele tem o potencial de consumir seu trabalho e sua vida pessoal, criar enormes níveis de responsabilidade e dependerá da sua capacidade de administrar um negócio. Certifique-se de considerar como a criação de um escritório de advocacia se encaixa nos seus objetivos de carreira .

Etapa 2: Estratégia

Antes de contratar seu primeiro cliente, é hora de analisar profundamente sua estratégia de escritório de advocacia . Idealmente, você poderá marcar a caixa ao lado de alguns desses conceitos.

  • Sua missão e valores são claros e documentados.
  • Você tem um modelo de negócios documentado criado para solucionar os problemas do cliente, de acordo com as expectativas a um preço apropriado .
  • Você entende as tendências que afetam sua empresa e seus clientes e incorpora o que sabe em sua estratégia.
  • Você está trabalhando em projetos e objetivos de curto prazo conectados aos seus objetivos de longo prazo para sua empresa.
  • Você usa um conjunto de indicadores-chave de desempenho (KPIs) para monitorar a saúde de sua empresa e ajudar a prever seu sucesso futuro. Você revisa e atualiza seus KPIs regularmente.
  • Ocasionalmente, você realiza uma análise competitiva e ajusta sua estratégia para vencer em seu mercado.
  • Você se cercou de uma comunidade de colegas de apoio ou de um técnico especializado .

É necessário entender como desenvolver sua estratégia, refiná-la e incorporá-la à sua vida diária. Para saber mais sobre sua estratégia, consulte nossos recursos.

Etapa 3: Tecnologia

Os escritórios de advocacia bem-sucedidos compreendem seus fluxos de trabalho e sistemas e utilizam a tecnologia para melhorar sua qualidade, eficiência e experiência do cliente. Aproveite a tecnologia para ajudá-lo a atender às necessidades operacionais, otimizar sistemas, cumprir metas e melhorar o atendimento ao cliente. Como uma nova empresa, crie metas com base na infraestrutura tecnológica da sua empresa.

  • Trabalhe duro para ser tecnologicamente competente em geral.
  • Realize treinamentos frequentemente em seus sistemas e ferramentas de tecnologia para manter-se atualizado com as mudanças.
  • Execute um escritório de advocacia sem papel para digitalizar e arquivar digitalmente toda a papelada.
  • Administre um escritório de advocacia móvel para trabalhar de maneira produtiva e segura fora do seu escritório.
  • Realize avaliações de ameaças à segurança de dados para ter um modelo de ameaça atualizado, desenvolver uma política de segurança por escrito e seguir boas práticas de segurança de dados .
  • Possui sistemas de tecnologia que refletem as necessidades de segurança da sua empresa e as dos seus clientes.

Você não precisa cumprir todas essas metas em um dia. Em vez disso, faça deles uma parte crítica de sua estratégia geral.

Etapa 4: Marketing e aquisição de clientes

Muitos advogados parecem pensar que as referências de outros advogados e clientes são as únicas fontes de marketing de que precisam. Esta é apenas a ponta do iceberg. Incentivamos os advogados a adotarem uma visão mais ampla.

Advogados de pequenas e médias empresas, especialmente aqueles que estão começando um escritório de advocacia, devem orientar suas ações com base no entendimento das necessidades de seus clientes ideais, onde atualmente procuram soluções e que tipos de mensagens ressoam com eles. Considere o seguinte ao começar:

  • A reputação da sua empresa em sua comunidade reflete a imagem da marca que você está tentando transmitir e o valor exclusivo que você fornece aos seus clientes.
  • Você tem um plano de marketing por escrito e usa dados objetivos para determinar o sucesso de suas atividades de marketing.
  • Você rastreia seus esforços de marketing para clientes em potencial, clientes existentes, ex-clientes e fontes de referência.
  • Sua empresa possui um site moderno, responsivo a dispositivos móveis , focado na comunicação da mensagem da sua marca.
  • Você usa uma variedade de atividades de marketing online e offline para comunicar seu valor de uma maneira que ressoa com o mercado-alvo do cliente, convertendo-o em leads.
  • Você tem um sistema para converter clientes em potencial em clientes pagantes.

Marcar e desenvolver sua estratégia de marketing levam tempo, mas são fundamentais para o crescimento do seu novo escritório de advocacia. Certifique-se de investigar todos os possíveis caminhos de marketing para sua empresa e comprometa-se a implementar aqueles que funcionam melhor com base nos objetivos gerais de sua empresa.

Etapa 5: Gerenciamento do Escritório

Os advogados com visão de futuro se adiantam às necessidades de gerenciamento de seus escritórios concentrando-se em alguns princípios importantes:

  • Sua empresa segue sistemas e procedimentos claros e documentados que refletem seu modelo de negócios principal.
  • Seus procedimentos documentados incluem fluxos de trabalho administrativos e de atendimento ao cliente e você tem um sistema para revisar regularmente esses fluxos de trabalho para encontrar oportunidades de automação e aprimoramento.
  • Você segue as práticas de produtividade pessoal e gerenciamento de tempo.
  • Você tem um escritório de advocacia sem papel .

O gerenciamento do escritório envolve gerenciar projetos em tempo hábil e permanecer produtivo para ajudar a atender melhor seus clientes. Mergulhe fundo nas principais áreas para otimizar o gerenciamento do escritório e configurar sua empresa para o sucesso.

Etapa # 6: Atendimento ao Cliente

Embora a aquisição e o marketing do cliente o ajudem a aumentar sua base de clientes, seu serviço ao cliente fará toda a diferença. Você deve ser incansável ao refinar a experiência de seu cliente adotando uma mentalidade de escritório de advocacia focada no cliente que enfatiza estes valores:

  • Você entende a jornada do comprador do seu cliente ideal com base em entrevistas reais com clientes reais e potenciais.
  • Você projeta seus preços, tarifas e taxas com base nas metas e necessidades de seus clientes e eles são comparados com seus concorrentes.
  • Você possui sistemas para garantir a diversidade, acesso e inclusão do cliente.
  • Você se comunica com os clientes usando os métodos que eles preferem enquanto segue suas necessidades de segurança de dados .
  • Você elabora comunicações de clientes e documentos legais de maneira centrada no leitor, com ênfase na linguagem simples e legibilidade.
  • Você tem uma experiência integrada de entrada, integração e entrega para seus clientes, que reflete o tipo de experiência que eles desejam.
  • Você tem um processo para capturar o feedback do cliente para entender seu nível de satisfação e trabalha ativamente para melhorar.

As expectativas do cliente estão evoluindo rapidamente; proprietários de escritórios de advocacia pequenos e individuais devem reimaginar e focar a laser no atendimento ao cliente para que eles atendam.

Etapa 7: Finanças

Para ter a melhor chance de sucesso, sua nova empresa deve gerar mais receita do que despesa. Você deve entender seus objetivos financeiros e como alcançá-los da melhor maneira possível, usando estas práticas recomendadas:

  • Você tem uma estratégia financeira de longo prazo documentada e um modelo de rentabilidade que alinha seus orçamentos e relatórios de curto prazo com os objetivos de longo prazo de sua empresa.
  • Você tem acesso a capital e fluxo de caixa suficientes para financiar sua empresa no futuro próximo.
  • Você segue orçamentos escritos e monitora regularmente relatórios financeiros e KPIs financeiros consistentes.
  • Seus sistemas de faturamento, pagamento e cobrança se concentram nas preferências de pagamento de seus clientes para que eles paguem suas contas em dia.
  • Você paga um salário consistente com taxa de mercado, separado de bônus ou distribuições, e está investindo uma quantia apropriada de seu salário em economia e aposentadoria.

As finanças da sua empresa determinarão sua sobrevivência e prazer nos próximos anos. O desenvolvimento de habilidades financeiras agora permitirá que seu novo escritório de advocacia tenha saúde e estabilidade financeiras.

Etapa 8: Contratação e pessoal

Embora a equipe possa ser a coisa mais distante da sua mente, no momento em que você começar a pensar em adicionar à sua empresa (contratados independentes, funcionários de meio período, guarda-livros, gerente de escritório), você precisa considerar seus valores e como tratará aqueles que juntar à você. Isso significa:

  • Você possui um organograma escrito que inclui todos na empresa e sua estrutura de relatórios.
  • Seu organograma e funções de trabalho permitem que os funcionários delegam o trabalho àqueles que o fazem com mais eficiência, concentrando-se no que fazem de melhor.
  • Você contrata pessoas com base em como elas se encaixam na missão, nos valores e nas funções da sua empresa no seu organograma.
  • Sua estrutura de remuneração e benefícios é justa, racional e incentiva os incentivos corretos a longo prazo que refletem seus valores.
  • Você possui sistemas para garantir que sua equipe tenha em mente a diversidade, o acesso e a inclusão .
  • Os gerentes podem gerenciar outras pessoas com habilidade e você as treina frequentemente em gerenciamento de pessoas .
  • A cultura da sua empresa reflete seus valores .
  • Você tem reuniões de equipe em toda a empresa com frequência e a comunicação é sempre aberta e honesta.
  • Ter sistemas implantados para se sustentar – e a todos os demais – com autocuidado, bem-estar, apoio a dependências e necessidades de saúde mental

Como gerenciar tudo sozinho

É verdade que abrir um escritório de advocacia não é para qualquer pessoa. Embora você deva ser um excelente advogado, também deve desenvolver uma vasta gama de estratégias e táticas de negócios, que garantam seu sucesso no futuro. Quando se trata de gerenciar tudo por conta própria, entenda estas sugestões:

  • Sempre confie em seus instintos.
  • Peça conselhos, construa relacionamentos e faça sua pesquisa.
  • Entenda o que você fará quando não ganhar dinheiro.
  • Verifique se você sabe para onde ir, quando não sabe como lidar com algo.
  • Verifique se você tem a dedicação para ver sua empresa crescer.
  • Seja pago antecipadamente.
  • Gaste dinheiro inteligente com sua equipe, treinamento, ferramentas e tecnologia para desbloquear suas superpotências.
  • Evite o desgaste.
  • Seja sempre honesto com seus clientes.

Agora você tem todas as ferramentas necessárias para criar uma estratégia sólida e lançar sua nova empresa com confiança. Parabéns por se tornar um empreendedor legal!

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