O que é uma carta contemplada?

Quem tem interesse em consórcio ou está participando de um, já deve ter ouvido falar de cota contemplada de consórcio, carta contemplado ou de carta de crédito. Mas, afinal do que se trata isso. 

Todos os termos se referem a mesma coisa, ao documento legal que dará a você direito de usar o dinheiro do consórcio no momento da contemplação ou o documento que se compra, quando se procura uma empresa de venda de cotas contempladas de consórcio

Assim, se você deseja entender mais sobre o assunto, nos dá Cotas Premiadas preparamos um texto completo e explicativo sobre o que é uma carta de crédito e como você pode utilizá-la. 

O que é uma carta de crédito?

Uma carta de crédito, ou “carta contemplada”, é uma carta de uma financeira ou administradora de consórcio que garante que o pagamento de um comprador a um vendedor será recebido dentro do prazo e pelo valor correto. 

Devido à natureza das negociações dos consórcios, incluindo fatores como distância, leis diferentes e dificuldade em conhecer cada parte pessoalmente, o uso de cartas de crédito tornou-se um aspecto muito importante no comércio e no mundo dos consórcios.

Como uma carta de crédito funciona

Como uma carta de crédito normalmente é um instrumento negociável, a administradora emissora paga ao beneficiário ou a qualquer pessoa nomeada pelo beneficiário. Se uma carta de crédito for transferível ou vendida, como no caso de comprar cartas contempladas de veículos, o beneficiário poderá atribuir a outra entidade, como uma controladora corporativa ou um terceiro, o direito de sacar e de utilizar este dinheiro.

As administradoras ou financeiras também cobram uma taxa pelo serviço, geralmente uma porcentagem do valor da carta de crédito ou apenas uma “taxa de serviço”. 

Importância das cartas de crédito

Uma carta de crédito é importante, pois, por exemplo, no caso de uma carta de crédito de veículo será ela que permitira um individuo de adquirir o carro ou moto no valor da carta. Sem ela, mesmo que uma pessoa já tenha sido contemplada no consórcio, ainda não será possível adquirir o bem.

É preciso esperar um prazo para que a financeira ou administradora do consórcio emita a carta de crédito. Além disso, no caso de compra ou venda de uma cota de consórcio já contemplado, é preciso esperar um prazo para que a carta de crédito seja passada para o nome do outro individuo, garantindo assim mais segurança para ambas as partes. 

Partes de uma carta de crédito

  • O solicitante que solicita a carta de crédito
  • Financeira ou administrado emissora 
  • Beneficiário 

Como você pode usar sua carta de crédito 

Além de usar sua carta de crédito de veículo, há outras formas que você pode utilizá-la, como:

Comprar um veículo  

Se o seu consórcio já é para a compra de um veículo, esta pode ser a decisão mais fácil para se tomar, mas você sabia que consórcios não são feitos apenas para carros. É possível fazer um consórcio para:

  • Motos
  • Caminhões 
  • Máquinas agrícolas 

Desta forma, se você vai usar a sua cota contemplada de consórcio para a compra de um veículo é precisa apenas tomar algumas precauções. Como por exemplo, determinar seu orçamento com antecedência. Para obter melhores resultados, tenha em mente que o valor do veículo deve ser igual ao da cota de consórcio, caso for superior você precisara pagar a diferença.   

Comprar um imóvel 

Assim, como acima, na carta contemplada de veículos, se seu consórcio é para a compra de imóvel está pode ser a melhor escolha para usar sua cota contemplado. Além disso, consórcio de imóveis dão liberdade para você escolher:

  • Apartamentos novo
  • Apartamentos usados
  • Apartamentos na planta 
  • Casa nova
  • Casa usada 

Se você for usar sua cota de consórcio para comprar um imóvel, nos dá Cotas Premiadas damos algumas dicas, como escolher seu novo lar com muita calma. Você pode assumir que vai comprar uma casa familiar, e isso pode ser ideal se você quiser um quintal grande ou muito espaço. Mas se você estiver disposto a sacrificar o espaço por menos manutenção e comodidades extras, e não se importa em pagar uma taxa de associação de proprietários, um condomínio ou moradia pode ser mais adequado.

Pagar dívidas 

Sua cota contemplada de consórcio também pode ser usada para pagar dívidas, como a de cartão de crédito, por exemplo. Mas, neste caso é preciso verificar em contrato se o valor da sua cota pode ser usado para este fim. 

Consórcios são sim uma ótima oportunidade para se livrar de dívidas, já que contam com juros muito menores, dos cobrados pelas operadoras de cartão de crédito, por exemplo. 

Ao decidir usar sua cota de consócio para pagar suas dívidas, uma dica é confrontar quanto em dívidas você tem. Sabemos que você pode ter medo de saber quanta dívida você tem, mas ignorar o problema nunca fará com que ele desapareça.

Embora sua dívida total absoluta seja importante, ela não é tão importante quanto a forma como essa dívida se compara ao valor da sua cota, por isso é importante saber se o valor será suficiente para quitá-la. 

Quitar um financiamento com sua cota 

Quitar um financiamento também pode ser uma ótima utilidade para a sua carta contemplada de veículos. Mas, isso também deve estar exemplificado em seu contrato de consócio que você pode usar o valor da cota para isso.

Entretanto, como funciona uma carta contemplada para pagar um financiamento? É simples, você usar o valor da cota para pagar as parcelas de um financiamento em atraso ou até mesmo quitá-lo. Fazer isso é muito vantajoso, uma vez que, os juros de um consócio podem ser até 10 vezes menores que de um financiamento. 

O ponto principal é que o pagamento antecipado da dívida de um financiamento economizará seu dinheiro em juros e diminuirá o prazo geral do mesmo ou até mesmo quita-lo. Imagine o que você poderia fazer com seu dinheiro extra: poupar para a aposentadoria, fazer melhorias na casa ou pagar outras dívidas.

Economizar o dinheiro

Além de todas as opções acima, você também pode economizar e guardar o dinheiro da sua carta de crédito contemplada de veículo, caso seja possível sacar o dinheiro. 

Sacar o dinheiro da sua cota é possível sim, desde que seja seguido algumas regras estabelecidas pela operadora, como, por exemplo, esperar até 180 dias após a contemplação e, com o dinheiro em mãos pagar as parcelas em aberto.

A importância de economizar dinheiro não pode ser subestimada, pois, de fato, com tantos benefícios comprovados, economizar dinheiro é um dos melhores hábitos financeiros que você pode adotar. 

Venda sua cota de consórcio contemplada

Além de todas as opções citadas acima, ainda existe a possibilidade de vender sua cota contemplada para empresas especializadas na compra de consórcios contemplados, como é o caso da Cotas Premiadas. Entretanto, para isso é preciso conseguir autorização e assinatura do contrato de venda da sua administradora do consórcio.

A venda da cota pode ser feito tanto se você já foi contemplado, quanto se ainda não foi, inclusive, esta é uma ótima opção para aqueles que desistiram do consórcio, mudaram de ideia sobre o que desejam fazer com o dinheiro ou apenas estão com o orçamento apertado demais para pagar as parcelas restantes.

Mas, uma coisa é certa, opções não faltam para você investir de forma consciente sua carta de crédito. 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.